Empreendedor vendendo livros na internet

0

Como vender livros na internet? 8 dicas para seu negócio

Engana-se quem pensa que o setor de livros está em baixa. Segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado editorial brasileiro faturou R$ 4,2 bilhões em 2024. O grande destaque foi o crescimento do faturamento com conteúdo digital, que avançou 21,6% no ano,…

0

Engana-se quem pensa que o setor de livros está em baixa. Segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado editorial brasileiro faturou R$ 4,2 bilhões em 2024.

O grande destaque foi o crescimento do faturamento com conteúdo digital, que avançou 21,6% no ano, mostrando a força e a oportunidade da venda de livros na internet.

Para quem está começando, pode ser difícil concorrer com grandes marketplaces que oferecem preços extremamente competitivos para a venda de livros.

Por outro lado, muitos e-commerces têm conseguido inovar no mercado, seja por meio da venda de livros usados, de modelos de negócio inovadores — é o caso dos clubes de assinatura, por exemplo — ou de um posicionamento de marca diferenciado.

Confira dicas de como vender livros na internet para ter sucesso nesse mercado.

Como vender livros na internet?

Se você está analisando a possibilidade de começar a vender livros online, confira como dar o primeiro passo nessa jornada.

1. Selecione um nicho de livros para vender

Definir um nicho mais específico para o seu negócio pode ser uma boa estratégia para conseguir se destacar no mercado e direcionar suas campanhas de marketing e vendas com mais assertividade.

Dentro do segmento de livros, há diferentes gêneros literários, como infanto-juvenil, biografias, culinária, ficção, romance, suspense, terror, young adult (YA), livros de empreendedorismo, livros didáticos, entre outros.

2. Busque distribuidoras e editoras do mercado

As editoras e distribuidoras são as empresas fornecedoras de livros, sendo essencial pesquisar as principais disponíveis no mercado para avaliar as opções e começar a montar o estoque da sua loja.

Você pode fazer suas buscas na internet e pedir indicações de outros empreendedores, entrando em contato para saber mais sobre as condições e os processos de cada empresa.

O ideal é contar com fornecedores de confiança, que cumpram com os prazos prometidos e ofereçam produtos e serviços de qualidade. No mercado de livros, também é fundamental ter acesso aos principais lançamentos do seu nicho literário.

3. Estruture o seu canal de vendas principal

Com o planejamento estratégico do seu negócio pronto, é hora de selecionar e estruturar os seus canais de vendas. Para colocar a sua marca em destaque, o ideal é criar uma loja virtual própria.

Para isso, é preciso investir em infraestrutura tecnológica. Algumas das ferramentas indispensáveis são uma plataforma de e-commerce, um meio de pagamento online e um sistema de gestão empresarial.

4. Amplie seu público em marketplaces

Não é preciso vender em uma única plataforma. Além de ter uma loja virtual, você também pode se cadastrar em marketplaces do mercado, de forma a ampliar o alcance da sua marca e potencializar suas vendas de livros online.

Há vários marketplaces especializados no segmento de livros. Uma dica é pesquisar sobre o público-alvo de cada um e as comissões cobradas para vender nos canais.

5. Trabalhe a presença digital da marca

Se você quer atrair clientes, construir a presença digital da marca é um passo fundamental. A produção de conteúdos nas redes sociais é uma estratégia que deve fazer parte do seu planejamento de marketing, nesse sentido.

Uma rede social que tem se destacado bastante no mercado de livros é o TikTok, por meio da comunidade Booktok, que compartilha e discute conteúdos relacionados à literatura, como recomendações e avaliações de livros.

A força dessa comunidade é tão grande que muitas livrarias físicas e digitais criaram categorias específicas de livros populares no Booktok. Portanto, vale interagir e entrar nas trends desse movimento no TikTok.

Para ampliar ainda mais o seu alcance, você pode ainda fazer parcerias com influenciadores do nicho e, até mesmo, criar um clube do livro digital para debater obras do acervo da loja.

6. Ofereça o máximo de informações sobre as obras

As páginas de produto do seu e-commerce devem ser atrativas e com o máximo de informações possível. Essa prática é essencial para transmitir mais segurança para o consumidor tomar a sua decisão de compra.

Para quem vende livros na internet, alguns dados importantes são título, subtítulo, autor, editora, número da edição, ano de publicação, sinopse, número de páginas, idioma, dimensões do livro e tipo de capa (brochura ou capa dura, por exemplo).

Também vale incluir o ISBN (International Standard Book Number) e outros elementos que facilitem a busca e a escolha de um livro, como gênero literário, mini biografia do autor, temas abordados, premiações e opiniões de outros leitores.

Além disso, não se esqueça de inserir uma imagem de alta qualidade da capa oficial do livro.

7. Incentive reviews dos livros

As avaliações de outros consumidores têm uma enorme influência sobre a decisão de compra online. Por isso, disponibilize uma seção de reviews no seu e-commerce para que os clientes deem uma nota e publiquem resenhas e comentários sobre os livros comprados.

Para incentivar que eles façam as avaliações, você pode configurar o disparo de um e-mail marketing algum tempo depois da compra, além de oferecer recompensas exclusivas, como um cupom de desconto para o próximo pedido no site.

8. Realize ações promocionais

Assim como em qualquer outro segmento, as ações promocionais são uma das estratégias mais eficazes para incentivar a venda de livros online.

Aproveite datas comemorativas, como Dia do Livro, Dia dos Namorados e Natal, para realizar campanhas temáticas e oferecer promoções especiais. Os combos promocionais são bem comuns no mercado de livros, com a oferta de boxes e coleções de livros.

Outras possibilidades incluem oferecer um cupom de desconto para o primeiro pedido feito na loja, frete grátis para compras acima de um determinado valor e envio por e-mail de ofertas personalizadas para diferentes bases de clientes.

Como vender livros usados na internet?

Um nicho muito comum dentro do mercado literário é a venda de livros usados. Para quem deseja entrar nesse segmento, há vários marketplaces voltados especificamente para o recommerce de livros, como Estante Virtual e Amazon.

Também é possível comercializar livros usados nas redes sociais ou, até mesmo, criar o seu próprio sebo online, por meio de um e-commerce próprio.

Para saber como estruturar uma loja virtual de sucesso, baixe gratuitamente o Guia do e-commerce e confira as estratégias e tecnologias essenciais para vender online.

Como a Stone pode ajudar o seu negócio?

A Stone é a grande parceira do empreendedor brasileiro e tem soluções financeiras completas para o seu negócio. Desde uma maquininha no balcão a ofertas de crédito, passando por conta PJ e sistemas de ponto de venda integrados: tudo que você precisa para vender, gerir e girar de forma mais eficiente. Conheça mais.

Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.

0