Homem segurando cÂmera fotográfica profissional apontando para o que parece ser uma vitrine ilustrando como tirar foto de produtos

0

Como tirar fotos de produtos para vender mais? Confira 11 dicas

Aprenda como tirar fotos de produtos de alta qualidade e descubra técnicas para destacar seus itens, aumentar a confiança dos clientes e vender mais no e-commerce.

0

Nas lojas físicas, os consumidores podem tocar, experimentar e analisar de perto os detalhes de cada produto. E essa é uma vantagem que ainda não pode ser alcançada pela experiência online. 

Por esse motivo, as fotos de produtos, assim como as descrições das páginas, são extremamente importantes para apresentar e valorizar as mercadorias para os clientes e aproximar um pouco mais a experiência das compras online à compra física.  

Segundo uma pesquisa da Lett, 87,9% dos consumidores não compram em um site que não oferece nenhuma imagem do produto.

Pensando nisso, descubra as principais dicas de como tirar fotos de produtos em alta qualidade para alavancar suas vendas.

Por que investir em fotos de produtos? 

Fotos de alta qualidade, que destaquem as características e os diferenciais dos itens, são um fator decisivo para conquistar os clientes e aumentar as conversões do seu negócio

De acordo com o especialista em marketing Jeff Bullas, textos com imagens são 94% mais visualizados. Além disso, publicações com imagens têm desempenho muito superior nas redes sociais: no Facebook, o engajamento cresce de 2 a 3 vezes, enquanto no Twitter os posts com fotos recebem 150% mais compartilhamentos.

Se contratar um fotógrafo profissional não é uma opção para você no momento, não se preocupe: hoje é possível fazer excelentes fotos de produtos usando apenas equipamentos básicos e até mesmo o seu celular.

Como tirar fotos de produtos para vender? 

Confira a seguir 11 dicas práticas para montar uma vitrine online atrativa e impulsionar os resultados do seu negócio.

1. Fotografe de diferentes ângulos 

Segundo o mesmo levantamento da Lett, 43% dos consumidores já fizeram uma compra online e, quando o produto chegou, ele era diferente das imagens do site. Essa é uma situação que nenhum cliente deseja passar, certo? 

Por isso, fotografe de diferentes ângulos, para mostrar o máximo de detalhes e garantir que o usuário possa analisar bem o item antes de fazer o pedido. 

A foto deve mostrar com fidelidade as dimensões, cores e outros aspectos da mercadoria. Coloque-se no lugar do consumidor e pense nas principais características que ele gostaria de ver. 

Apresente o item em diversos ângulos para que o consumidor tenha uma visão realista. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, é possível fazer close ups dos tecidos, para mostrar a textura e a qualidade das peças. 

Exemplo: As fotos a seguir ajudam o cliente a visualizar melhor o produto, como se estivesse girando-o em mãos.

2. Produza imagens em alta resolução 

Ainda pensando em oferecer um retrato preciso das suas mercadorias, é importante tirar fotos em alta resolução – essenciais para transmitir confiança e profissionalismo. Ao aprender como tirar fotos de produtos nesse padrão, você mostra cada detalhe do item.

Para isso, não é preciso necessariamente investir em um aparelho profissional — muitos smartphones atuais contam com uma câmera de alta qualidade. 

Lembre-se, porém, de que arquivos muito grandes podem impactar a velocidade de carregamento do seu site, o que é prejudicial para a navegabilidade do usuário e para o SEO do e-commerce

Portanto, siga as orientações da plataforma da sua loja virtual em relação aos melhores formatos e tamanhos das fotos de produtos. 

Exemplo: A foto, a seguir, transmite qualidade e mostra com nitidez as características que poderiam passar despercebidas em uma imagem comum.

Close de relógio minimalista em fundo neutro.
Imagem em alta resolução que destaca os detalhes do produto.

3. Atente-se às fontes de luz 

A iluminação é um fator essencial para garantir a qualidade das suas fotos de produtos. Por isso, tenha atenção às fontes de luz do ambiente. 

A luz natural pode ser aproveitada para refletir com maior fidelidade as cores do produto. Para obter os melhores resultados, priorize fotografar nas primeiras horas do dia ou no início da tarde. 

Quando não for possível usar a iluminação natural, o ideal é contar com duas fontes de luz branca, como softboxes. Atente-se à uniformidade da iluminação, para evitar a formação de sombras e assegurar que todos os detalhes do objeto estejam aparecendo. 

Exemplo: Como pode ser visto na imagem a seguir, a iluminação natural realça as cores e contornos sem criar sombras duras.

Óculos de sol fotografado com iluminação natural próxima à janela.
Produto fotografado com luz natural suave, sem necessidade de flash.

4. Use um fundo infinito 

O fundo infinito é aquele cenário branco, totalmente liso, que não mostra o horizonte. Ele é muito usado no e-commerce para destacar o produto, colocando-o no centro da imagem. Assim, a atenção do usuário é atraída completamente para o item, sem outras distrações. 

Esse fundo pode ser feito de forma caseira, prendendo uma cartolina ou um tecido branco atrás do produto e criando uma leve curva, sem dobrar o material.

Frasco de cosmético em fundo branco contínuo.
Fundo infinito que destaca o produto sem distrações visuais.

5. Mantenha a estabilidade da câmera 

Para evitar imagens tremidas, use um tripé para manter a estabilidade da câmera ao tirar as fotos dos produtos. Existem modelos bastante acessíveis, seja com apoio de chão, articulados ou, até mesmo, adaptados para celulares. 

Entre as opções de tripé que você pode escolher estão o tripé tradicional, que é extensível e pode se estender por mais de um metro e meio de altura, e o tripé flexível, que tem cerca de 30 cm de altura e possibilita dobrar as pernas para atingir o ângulo desejado. 

Uma dica para quem opta pelos smartphones para fazer as fotos dos produtos é ter em mãos um suporte para celular. Ele funciona como um adaptador que prende o seu aparelho ao tripé. Mesmo com um celular, é possível obter boas fotos de produtos se a câmera estiver estável

Para obter o máximo de nitidez, aposte também no uso do timer para tirar as fotos. Afinal, a mínima movimentação que você fizer ao apertar o botão da câmera pode borrar a imagem. 

Câmera em tripé fotografando um produto (cartão sd) em fundo cinza.
Uso de tripé para garantir estabilidade e evitar fotos tremidas, mesmo em objetos pequenos e com pouca luminosidade.

6. Tenha cuidado com o uso do flash 

Fazer uso inadequado do flash pode estourar a foto e distorcer as cores do produto. Além disso, pode criar sombras duras, ou seja, sombras fortes que escondem detalhes importantes do item, prejudicando a qualidade da imagem. 

Dessa forma, se você precisar fazer uso do flash, é recomendável utilizar refletores, para manter a uniformidade da iluminação. 

Caso não possa investir nesse equipamento no momento, você pode utilizar placas de isopor ao lado do objeto para amenizar o efeito do flash e evitar as sombras. 

Exemplo: A imagem a seguir deixa claro como o flash pode prejudicar a percepção do produto.

Produto fotografado com flash, mostrando contraste como o uso incorreto prejudica a iluminação.
Uso incorreto e o uso correto do flash na fotografia.

7. Ofereça uma noção de escala 

Mesmo informando as dimensões do produto no texto da descrição, pode ser difícil para o cliente ter uma noção do seu tamanho real. 

Para ajudá-lo nisso, fotografe as mercadorias ao lado de algum objeto comum do dia a dia, para mostrar a sua escala. Assim, o consumidor conseguirá visualizar melhor o item, relacionando-o à sua realidade. 

Se você vende cadernos de diferentes tamanhos, por exemplo, pode posicionar um lápis ao lado. Só tome cuidado para o objeto que utilizar para dar esse contexto não esconda os detalhes do produto principal. 

Exemplo: A imagem ajuda o cliente a ter uma noção real do tamanho do item ao colocar a mão em perspectiva.

Vaso decorativo com mão segurando para comparação de escala.
Produto pequeno fotografado com a mão de referência para indicar o tamanho.

8. Humanize as imagens 

Para gerar uma maior identificação com o consumidor e conquistá-lo, uma dica é humanizar as fotos de produtos, mostrando pessoas reais utilizando os itens — isso vale principalmente para o segmento de vestuário e acessórios. 

No caso de uma loja que vende brincos, por exemplo, é interessante fotografar a peça na orelha de uma modelo. Dessa forma, o usuário terá uma noção melhor do tamanho e de como a peça ficaria em si mesmo, evitando frustrações quando o produto chegar. 

Tome cuidado somente para que o destaque da foto seja o próprio objeto, não a pessoa. Para oferecer o máximo de informações para o cliente, você pode disponibilizar imagens tanto do item sozinho quanto dele sendo usado por um modelo.

Exemplo: A pose da modelo na foto a seguir em uma ação cotidiana, ilustra o propósito da roupa, humanizando o produto.

mulher top e legging preta se prepara para atividade física
Produto inserido em um contexto real de uso.

9. Mostre a variedade de opções do produto 

Para quem oferece uma variedade de opções de uma mesma mercadoria, é fundamental fotografar cada modelo. Se você vende uma mesma peça de roupa em diferentes cores, tamanhos ou modelos, por exemplo, fotografe cada opção e enriqueça sua vitrine online.

Isso vai deixar a sua página de produto mais completa, dando mais segurança para o cliente fazer sua compra. se seu item tem diferentes cores, tamanhos ou modelos, fotografe cada opção e enriqueça sua vitrine online

Exemplo: Mostrar as diferentes opções disponíveis transmite diversidade e facilita a escolha do cliente.

Camisetas dobradas em várias cores sobre fundo neutro.
Variedade de cores apresentada em um mesmo produto.

10. Faça a edição das fotos 

Após tirar as fotos dos produtos, o seu trabalho ainda não acabou. Para obter a melhor qualidade, você deve fazer a seleção e o tratamento das imagens, ajustando o tamanho e fazendo a correção de cores que não tenham ficado tão fiéis ao real. 

Contudo, não use filtros nem exagere na edição. A ideia é retratar o item da forma mais precisa possível, para garantir a satisfação do cliente e evitar quebrar suas expectativas. 

Existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, que podem te ajudar nesse processo. A mais conhecida é o Adobe Photoshop, e você pode aprender o básico para mexer no software por meio de tutoriais na internet. 

Exemplo: A edição realça a beleza do produto sem alterar sua aparência real. Como demonstrado na imagem a seguir.

Foto de camiseta marrom sendo decupada da câmera para arquivo de edição de imagem.
Exemplo de fotografia tirada sendo editada para realce do produto (cores, texturas, etc)

11. Disponibilize a função zoom 

Para mostrar para o consumidor a riqueza de detalhes do seu produto ou suas cores e texturas, é interessante disponibilizar a função zoom no catálogo de fotos dos seus produtos. 

Esse recurso pode ser configurado diretamente na sua plataforma de e-commerce. Atente-se para ajustar os formatos e dimensões do zoom, para evitar distorções. Além disso, é imprescindível garantir a dica do tópico 2 para lançar mão dessa ferramenta. 

Exemplo: a Loja Dafiti faz bom uso do recurso do zoom para deixar o catálogo de produtos mais rico.

Exemplo de recurso zoom em produto da loja Dafiti
Com o recurso do zoom, os clientes conseguem visualizar com facilidade as texturas, costuras e caimentos das peças.

Extra: dicas para enriquecer a experiência do usuário 

Ter uma variedade de fotos de produtos de boa qualidade é o mínimo que você pode oferecer para o cliente embasar a sua decisão de compra. Mas as possibilidades ainda são diversas! 

Para tornar a experiência do seu potencial cliente realmente incrível, deve investir em outros recursos. Veja a seguir dois exemplos que pode explorar. 

Infográficos 

A descrição dos produtos é essencial para complementar as informações das imagens de uma maneira cativante. No entanto, alguns detalhes dos produtos podem não ter o destaque devido apenas com esse conjunto de foto e texto. 

Nesse sentido, os infográficos vêm sendo muito utilizados para enriquecer a página das mercadorias, combinando perfeitamente texto e imagem. 

Com formato diferenciado, esse recurso visual consegue dar destaque para as informações mais importantes. Além de ser educativo, contribui para o consumidor tomar a sua decisão. 

Existem sites gratuitos onde você consegue fazer esse tipo de peça de forma simples e intuitiva, como o Canva ou a Venngage. 

Vídeos 

Os vídeos são um recurso já muito popularizado no ambiente digital. No catálogo do e-commerce, o conteúdo audiovisual tem o poder de passar mais informações para o cliente, colocar as peças em contexto, humanizá-las ou mostrar o uso do item em um review. 

Saiba mais sobre o assunto no artigo: Como fazer vídeos de produtos para a sua loja virtual?

Agora é hora de colocar a mão na massa e fazer fotos de produtos de qualidade para os seus consumidores. Isso certamente vai se refletir nas conversões do seu e-commerce. 

Se você estiver pensando em como vender para outros empreendedores, confira as nossas dicas: Como vender no atacado? Guia para começar no comércio eletrônico

Como a Stone pode ajudar o seu negócio?

A Stone é a grande parceira do empreendedor brasileiro e tem soluções financeiras completas para o seu negócio. Desde uma maquininha no balcão a ofertas de crédito, passando por conta PJ e sistemas de ponto de venda integrados: tudo que você precisa para vender, gerir e girar de forma mais eficiente. Conheça mais.

Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.

0