Com a popularização da Black Friday nos últimos anos, uma tendência que tem se consolidado é a antecipação e prolongamento das ofertas do evento.
Em 2025, a Black Friday acontece no dia 28 de novembro, mas é comum que muitos varejistas prolonguem o evento durante toda a semana da data — é a chamada Black Week.
Um levantamento da Confi.Neotrust revela que o período da Black Friday, de quinta-feira a domingo, gerou R$ 9,3 bilhões em vendas online em 2024.
Logo, essa é uma ótima estratégia para os negócios potencializarem ainda mais as suas vendas em novembro, criando novas oportunidades para os consumidores aproveitarem promoções ao longo do mês.
Entenda melhor o que é a Black Week e como aproveitar esse evento no seu negócio.
O que é Black Week?
A Black Week é uma extensão da Black Friday, o maior evento promocional do ano no varejo online.
Enquanto a Black Friday consiste em um único dia (a última sexta-feira de novembro), a Black Week é realizada durante toda a semana do evento original.
Na prática, os lojistas que adotam essa estratégia distribuem suas promoções ao longo dessa semana, visando intensificar as vendas e aumentar a lucratividade obtida com o boom da Black Friday.
E o Black November?
O Black November, por sua vez, consiste na realização de descontos e promoções durante o mês inteiro de novembro.
Essa é uma estratégia indicada sobretudo para lojistas que buscam um alto volume de receita nesse período. No entanto, é preciso avaliar se o negócio tem condições de realizar ofertas atrativas ao longo de todo o mês, sem ter prejuízos financeiros.
Black Friday antecipada: como e por que fazer promoções mais cedo?
Quais são as vantagens de participar da Black Week?
Conheça os benefícios de investir em uma estratégia de Black Week no seu negócio.
Potencialização das vendas
A Black Friday já se consolidou como um dos eventos mais aguardados do ano, tanto para lojistas quanto para consumidores.
Em busca das melhores promoções, os clientes já iniciam suas pesquisas online nos dias e semanas que antecedem a data, gerando um pico de visitas e vendas na semana da Black Friday.
Logo, por que não aproveitar esse aumento na demanda para vender mais? Com a Black Week, é possível ter mais tempo para atrair consumidores e gerar conversões, potencializando a receita obtida em novembro.
Menor sobrecarga na operação
O rápido aumento de vendas no dia da Black Friday pode causar uma sobrecarga no e-commerce, seja na infraestrutura tecnológica, na operação backoffice ou no processo de entrega.
Essa situação tem como resultado perda de vendas e atrasos nos envios dos pedidos, levando a clientes insatisfeitos e prejuízos financeiros para o negócio.
Com a realização da Black Week, por sua vez, as promoções são diluídas ao longo da semana. Assim, mesmo com a Black Friday ainda sendo o pico do evento, é possível evitar a sobrecarga da operação da loja virtual.
Como aproveitar a Black Week para vender mais?
Confira algumas estratégias para realizar uma campanha de Black Week de sucesso.
1. Diversifique as promoções ao longo da semana
Para manter o consumidor engajado durante toda a Black Week, é interessante realizar uma oferta diferente a cada dia da semana.
Podem ser kits de produtos, frete grátis, brindes, descontos progressivos, entre outras ideias de promoção — lembrando de guardar as ofertas mais agressivas e atrativas para o próprio dia da Black Friday.
14 ideias de promoções atrativas para oferecer na Black Friday
2. Reforce os investimentos em marketing
A concorrência durante a semana da Black Week é acirrada. Por isso, é recomendado reforçar os seus investimentos em divulgação, com a criação de uma campanha personalizada de Black Friday.
Os anúncios patrocinados geralmente ficam mais caros durante esse período, Porém, mesmo com um orçamento menor, é possível investir em campanhas de e-mail marketing, conteúdos em redes sociais e parcerias com influenciadores, por exemplo.
Outra estratégia eficaz é criar uma landing page de Black Friday, onde os clientes podem se cadastrar para serem avisados das ofertas da Black Week.
3. Prepare o estoque de produtos
Considerando que as promoções serão estendidas ao longo da semana, lembre-se de preparar o seu estoque de Black Friday para conseguir atender a uma maior demanda dos consumidores.
Faça uma previsão de vendas e planeje as reposições do estoque de forma estratégica, negociando com os fornecedores com antecedência para evitar a falta de mercadorias durante o evento.
4. Prepare a sua operação
Organize bem as escalas de trabalho da sua equipe ao longo da Black Week, alinhando todos os colaboradores sobre a importância desse evento.
Afinal, é preciso manter a eficiência de todos os processos operacionais, como separação, embalagem, envio e atendimento, para garantir que os clientes recebam seus pedidos dentro do prazo prometido e tenham acesso a um suporte de qualidade.
5. Confira a infraestrutura do e-commerce
Para evitar problemas de instabilidade e segurança durante a Black Week, é fundamental verificar a infraestrutura do e-commerce.
Uma dica é entrar em contato com as ferramentas utilizadas para manter a operação em funcionamento, como a plataforma de e-commerce, o meio de pagamento online e o ERP, para entender como cada uma está se preparando para a Black Friday.
Após entender o que é a Black Week e como se preparar para o evento, é hora de entender se essa estratégia faz sentido para o seu negócio e adaptá-la para os seus objetivos.
Lembrando que, por se tratar de uma semana inteira de promoções, é preciso muito planejamento para oferecer a melhor experiência possível para os clientes e ser um sucesso de vendas na ocasião.
Para conferir mais conteúdos que vão te ajudar a vender na Black Friday, veja um checklist completo de preparação para a Black Friday.
Como a Stone pode ajudar o seu negócio?
A Stone é a grande parceira do empreendedor brasileiro e tem soluções financeiras completas para o seu negócio. De vendas online a maquininha no balcão, passando por ofertas de crédito, por conta PJ e sistemas de ponto de venda integrados: tudo que você precisa para vender, gerir e girar de forma mais eficiente. Conheça mais.
Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.




