Está pensando em abrir um pet shop? Então o momento pode ser propício para investir nessa oportunidade: o mercado pet brasileiro deu um grande salto na última década. Hoje, o faturamento do setor é de mais de R$35 bilhões , colocando o Brasil no top 6 dos países que mais movimentam dinheiro com serviços voltados para cães, gatos e afins.
Os dados acima, da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), associados ao baixo custo de investimento para abrir um negócio, explicam o aumento de pet shops e veterinários em cidades do Brasil.
Segundo o Instituto Pet, das mais de 31 mil lojas especializadas no país em 2022, 79,6% eram pet shops de bairro com faturamento mensal em torno de R$60 mil reais.
Se os números são animadores, confira o guia abaixo para entender melhor as oportunidades e cuidados na hora de abrir a sua pet shop.
O que é o setor pet?
O setor pet é um segmento do agronegócio relacionado a todas as atividades de criação, cuidados e comercialização de animais de estimação. No caso, segundo a Abinpet, a categoria inclui todos os animais “criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas (…), companhia, terapia, lazer, auxílio a portadores de necessidades especiais, participação em torneios, conservação e trabalhos especiais”.
As principais espécies consideradas “pets” são cães, gatos, as chamadas aves canoras e ornamentais, peixes ornamentais e pequenos mamíferos e répteis.
Como abrir uma pet shop: primeiro passo
O primeiro passo para abrir qualquer negócio é fazer um planejamento e um estudo de mercado. Conheça os pontos positivos e negativos de empreender nesse segmento, a concorrência e defina suas metas e estratégias. Quanto mais bem feito for seu plano de negócios, melhores as chances de sua loja atingir sucesso. Caso você não saiba por onde começar, o Sebrae é uma das referências no assunto.
Em relação aos seus concorrentes, é importante estudá-los a fundo. Ande pelo bairro onde pretende abrir sua loja e conheça cada pet shop, veja quais produtos oferecem, os valores dos produtos e serviços e como os funcionários atendem a clientela. Não se esqueça de mapear também concorrentes indiretos: grandes redes, e-commerces, entre outros.
Por ser um mercado aquecido, o setor pet exige atenção às tendências e mudanças. Esteja presente em eventos, leia relatórios e fique atento às novidades que você pode implementar no seu negócio.
Veja mais: Como abrir um CNPJ.
Legislação e licenças
Uma parte essencial no funcionamento de um pet shop é ter toda a documentação necessária. O Conselho Regional de Medicina Veterinária da sua região, a prefeitura, a vigilância sanitária e até o Ministério da Agricultura devem ser procurados antes mesmo de você abrir as portas.
Além disso, se você pretende comercializar ou criar um centro de adoções, é necessário se inscrever no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA). Caso você ofereça banho e tosa, o espaço deve ser separado do restante da loja e ter no mínimo dois metros quadrados com piso e paredes impermeáveis.
Fique atento às recomendações do Conselho Federal de Medicina Veterinária e também ao da sua região. Essas organizações são responsáveis pela regulamentação do mercado, por isso, não esqueça de consultá-las sempre.
Quanto custa abrir um pet shop?
Os custos de abertura variam conforme o tipo de pet shop e os serviços oferecidos. Em média, os gastos iniciais podem incluir:
- Infraestrutura: além do aluguel, que depende muito da localização e tamanho do espaço, é preciso investir em reformas para adaptar o ambiente e comprar equipamentos – como mesas de tosa, secadores, banheiras, prateleiras e sistema de climatização.
- Equipamentos e estoque: a compra de máquinas de tosa, produtos de higiene e ração pode exigir um investimento inicial que varia de R$ 10 mil a R$ 30 mil, dependendo da quantidade e variedade de produtos.
- Marketing e divulgação: separe de R$ 3 mil a R$ 5 mil para iniciar campanhas de divulgação, incluindo redes sociais e anúncios locais.
- Custos fixos: água, luz, internet, produtos de reposição constante, salários (segundo o Instituto Pet, pet shops de bairro têm em média cerca de 4 funcionários).
Faturamento esperado
O faturamento de uma pet shop depende muito do chamado “mix” de serviços e produtos, ou seja, a combinação do que será oferecido no espaço. Uma loja de médio porte pode faturar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil mensais. Geralmente, considera-se uma margem de lucro entre 10% e 15%, dependendo da demanda local.
Quais serviços oferecer?
Seu público é parte fundamental do seu negócio. Além de saber quais são os animais da sua região, saiba também o que seus donos estão procurando. Por isso, conheça não só as raças e espécies que pretende atender, mas também quais produtos e serviços serão procurados.
Os mais comuns são: alimentação (ração, biscoitos, etc.), veterinários (atendimento médico no geral), produtos (brinquedos, roupas, remédios, etc.), hospedagem, adestramento, banho e tosa. Dependendo do animal e da renda do dono, o gasto por mês com os pets pode chegar a R$300.
Fornecedores e parceiros
Dependendo dos serviços e produtos que você oferecerá na sua loja, serão necessários vários fornecedores. Feiras voltadas para donos de pet shop podem te ajudar a encontrar os melhores preços e produtos de qualidade. Procure desde rações e brinquedos até secador e máquina de tosa.
Pense também em quem te ajudará a tornar seu pet shop um sucesso. Adestradores, groomers (ou tosadores) e atendentes são essenciais para o funcionamento do negócio. Segundo o Instituto Pet, pet shops de bairro têm em média cerca de 4 funcionários.
Além disso, segundo o decreto nº 40.400/1995, artigo 3º, todo estabelecimento que ofereça produtos e serviços veterinários tem que ter um médico veterinário responsável. Ele deve cumprir pelo menos seis horas por semana na loja e orientar a equipe para melhorar o atendimento e esclarecer dúvidas.
Como se destacar?
Por ser um mercado competitivo, lembre-se de diferenciar seus produtos e serviços. Alguns estabelecimentos oferecem, por exemplo, pet shop móvel (para atendimento em domicílio) ou transporte dos animais.
Fique atento também à estrutura do local, que deve estar sempre limpo e organizado. Caso você tenha dificuldade com a organização, invista em programas de automatização de fluxo de caixa, controle de estoque e agendamentos.
Por último, sendo um serviço recorrente, ou seja, que acontece com certa frequência, seus clientes sempre estarão procurando por novidades e lojas que atendam seus interesses. Não permita que eles esqueçam do seu pet shop e comecem a frequentar a concorrência. Por isso, invista na divulgação digital e ofereça benefícios para que eles voltem.
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Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.






