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16 ideias de como tirar fotos de roupas para vender

Uma boa foto do produto faz toda a diferença nas vendas. Saiba como tirar fotos profissionais das suas roupas para conquistar o seu cliente.

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Quando estamos em uma loja de roupas, temos uma experiência sensorial completa. Enxergamos a cor real do tecido, sentimos a sua textura, experimentamos como ele fica em nosso corpo. 

No ambiente virtual, no entanto, a nossa interação com o produto é mais limitada. As únicas informações disponíveis são imagens, vídeos e textos. Neste contexto, contar com boas imagens faz toda a diferença. 

Um estudo do Sebrae, publicado em 2021, revela que 65% das pessoas são visuais, o que significa que, para muitos, as imagens valem mais do que o texto.

No contexto do e-commerce, de acordo com a pesquisa, esta percepção se reflete no comportamento do consumidor: 67% afirmam que a qualidade da foto do produto é fundamental para a decisão de compra. 

A importância de uma boa imagem fica ainda mais evidente em outro dado do relatório: 87,9% dos brasileiros desistem da compra caso o produto não tenha imagem no site. 

Como já deu para perceber, disponibilizar boas fotos das suas roupas é decisivo para o seu negócio. Confira abaixo 16 ideias de como tirar fotos de roupas para vender mais!

1. Conheça o seu público-alvo 

Estudar o seu público-alvo é o primeiro mandamento para todas as ações da sua marca. Para acertar nas fotos que você vai apresentar ao seu cliente, você precisa conhecer o seu estilo.

Por exemplo, se você tem uma marca de roupas elegantes para mulheres acima dos 40 anos, em determinada região, é preciso direcionar a produção das fotos para atender o gosto e o perfil destas mulheres.  

2. Procure referências

Uma das formas de você conhecer a fundo o seu público-alvo é pesquisando por referências. Procure na internet por lojas que atuam no mesmo segmento que você e veja como elas estão produzindo fotos — isto vale para ter bons e maus exemplos. Inspire-se, mas lembre-se: nunca copie nada.

Outra dica interessante é procurar ideias no Pinterest, onde você pode fazer buscas com termos como “inspiração para fotos de roupas” ou “ideias para fotos de roupas”. Revistas de moda também são uma ótima fonte. 

3. Escolha o tipo de ensaio que faz mais sentido para a sua marca

Existem quatro formas principais de fazer um ensaio fotográfico de roupas: usando um manequim, um cabide, uma superfície para apoiar a roupa ou com modelos. Cada uma delas tem as suas características, vantagens e desvantagens. Conheça abaixo cada uma delas: 

Manequim

Usar um manequim nas fotos é versátil e prático. Você não depende da agenda dos modelos e só tem o gasto inicial da compra do boneco. Além disso, é possível passar uma ideia aproximada do caimento da roupa. A desvantagem é que as fotos ficam um tanto impessoais. 

Cabide

Foto de cabides expostos com um moletom branco e uma calça jeans

Prático e versátil como o manequim, o cabide dispensa gastos com modelos e dá mais liberdade para a produção. No entanto, as fotos também ficam impessoais e não mostram o caimento da roupa no corpo. 

Superfície

Foto de um moletom branco, uma calça jeans e um tênis branco expostos e uma superfície

Uma modalidade bastante popular para fotografar roupas é a foto em superfície, também conhecida como flat lay. A prática consiste em colocar as roupas sobre uma superfície plana e fotografá-las, quase sempre de cima.

Esta opção também dispensa os gastos e questões de agenda que fazem parte do trabalho com modelos. Uma vantagem é poder montar looks e colocar outros elementos na foto que ajudam a compor o estilo da marca.  

Modelo

Homem vestindo uma camiseta preta

O uso de modelos para os ensaios fotográficos é a alternativa mais completa de divulgação de roupas. As fotos serão mais pessoais, com mais vida, e os clientes poderão ver como as roupas ficam no corpo de pessoas reais. Contudo, pode envolver custos mais altos e você dependerá da agenda de terceiros.

Existe, é claro, a opção de utilizar modelos não profissionais, como amigos e parentes. Em troca, você pode oferecer um cachê que caiba no seu bolso ou até mesmo produtos da loja. 

4. Considere o ambiente 

A escolha do local para realizar a sessão de fotos não é uma mera formalidade. É preciso considerar o tipo de foto que você deseja tirar. Se for, por exemplo, um ensaio de lifestyle, a melhor opção é uma locação que tenha a ver com o estilo da sua loja e com o conceito que você quer transmitir. Já no caso de fotos de produtos em flat lay, a melhor alternativa é um estúdio.

O ambiente também vai determinar o tipo de iluminação que será necessária. Lugares com boa iluminação natural dispensam o uso de luzes artificiais; lugares mais escuros vão exigir o uso de refletores. 

5. Monte um kit de fotografia 

Quem decide produzir as fotos por conta própria precisa montar um kit básico de fotografia. Para fotos mais profissionais e para contar com mais recursos técnicos, o ideal é comprar uma câmera DSLR ou mirrorless. Mas um bom celular, com pelo menos 13mp, também dá conta do recado.

A vantagem das câmeras, como dissemos, é ter uma variedade maior de opções para bater a foto, como velocidade, abertura e ISO. Vamos falar mais sobre estes conceitos nos tópicos seguintes.

Outros acessórios indispensáveis são:

  • Um bom tripé, para garantir estabilidade e precisão;
  • Um fundo branco, que pode ser adquirido em lojas especializadas ou improvisado com tecido e cartolina;
  • Um conjunto de luzes — o ideal é contar com um kit de três softboxes, com tripés. Este conjunto é importante para eliminar sombras nas fotos.

6. Aprenda os conceitos básicos de fotografia 

Além dos equipamentos, é indispensável ter uma noção básica de como tirar boas fotos. Conheça abaixo os principais aspectos que você deve levar em consideração na hora de fazer as fotos das suas roupas:

Luz

O significado da palavra fotografia é “registrar com luz”. Isto significa que a luz é o principal elemento de uma foto. Portanto, é fundamental dominá-la.

Se possível, a luz natural é a melhor opção. Em ambientes internos, monte um sistema de luz com pelo menos dois softboxes; um para servir de luz principal e outro para rebater e eliminar as sombras.

Evite flashes, eles deixam a luz com um aspecto artificial, a não ser que o efeito faça parte do conceito. O sol do meio dia também não é recomendado por ser uma luz muito forte que cria muitas sombras e contrastes. O melhor horário para fotografar ao ar livre é após o nascer do sol e antes do pôr do sol, períodos conhecidos entre os fotógrafos como golden hour

Composição 

O enquadramento da foto é muito importante para dar o devido destaque às suas roupas. Existe um princípio na fotografia conhecido como “regra dos três terços”.

Trata-se de um método de composição que propõe que a tela da câmera seja pensada em nove partes iguais, divididas por linhas, como em um jogo da velha. Para destacar um elemento, você precisa colocá-lo entre as intersecções destas linhas.

Fotógrafos experientes conseguem visualizar mentalmente este espaço, mas algumas câmeras costumam oferecer a funcionalidade de dividir a tela usando este padrão.  

Foco e nitidez

É preciso se certificar de que o elemento principal da sua foto está devidamente focado. Câmeras e celulares costumam contar com foco automático, além da opção de foco manual, que permite maior controle sobre a imagem, mas pode ser desafiador para fotógrafos menos experientes.

Além disso, para garantir nitidez, é importante dispor de um tripé para a foto não sair tremida. 

7. Saiba como operar uma câmera

Se você estiver utilizando uma câmera, também é importante entender os aspectos técnicos da máquina. A operação de uma câmera pode ser resumida em três funções: 

ISO

Antigamente, nas câmeras manuais, o ISO era uma especificação dos filmes fotográficos, que determinava a sensibilidade da película à luz. Quanto mais baixo o ISO, menor a sensibilidade, necessitando de menos luz para registrar a imagem.

Assim, filmes de ISO baixo eram ideais para situações de grande luminosidade. Por outro lado, filmes de ISO alto, por serem mais sensíveis à luz, eram utilizados em condições de pouca luz, permitindo capturar a imagem mesmo em ambientes mais escuros.

No entanto, é importante ressaltar que filmes de ISO alto tendem a apresentar mais granulação na imagem – o que pode comprometer a qualidade da foto, dependendo da utilização.

Com a fotografia digital, os filmes foram substituídos pelos sensores, que mantêm a mesma relação de ISO, mas a flexibilidade para ajustá-lo é muito maior, permitindo que o fotógrafo adapte a câmera a diferentes condições de iluminação.

Velocidade do obturador

O obturador é o dispositivo que expõe o sensor à luz. É uma espécie de cortina que opera em diferentes velocidades. Quanto mais rápido ela abre e fecha, menos luz entra pela câmera; quanto mais devagar, mais luz passa pelo circuito.

Fotos com velocidade rápida são tiradas para capturar imagens em movimento com precisão, pois são capazes de “congelar” o movimento. Velocidades lentas criam efeitos de movimento, como aquelas imagens dos faróis dos carros que se alongam ao longo do quadro. É um efeito interessante, mas os objetos perdem definição. 

Abertura

Quando falamos de abertura, estamos nos referindo à abertura da lente, que é mais um meio que intermedeia a passagem da luz até o sensor.

A abertura do diafragma da lente também impacta a profundidade de campo da imagem. Aberturas grandes criam um efeito de desfoque no fundo; aberturas pequenas aumentam a profundidade de campo, deixando tudo em foco. 

8. Invista em uma edição profissional

A edição é a última etapa do processo de produção de uma fotografia. É o momento de corrigir eventuais imperfeições e melhorar o trabalho do fotógrafo. Ao editar, corrige-se a cor, ajusta-se a iluminação e recorta-se a imagem.

Por ser uma fase tão importante do processo, é fundamental contar com o trabalho de um profissional. Caso você conheça o suficiente, pode fazer por conta própria. Mas não negligencie esta etapa. O dinheiro que você economiza tirando a foto pode ser usado para contratar um editor. 

9. Mostre o máximo de detalhes das roupas

Como no ambiente virtual não é possível experimentar, tocar e ver a roupa, ao vivo, é muito importante para que as fotos revelem o máximo possível de detalhes das suas peças. Além do caimento, mostre as diferentes partes das roupas, como cós, punhos, botões, etc. 

10. Siga a sua identidade visual

Vale destacar que as fotos precisam expressar sempre a identidade visual da sua marca. Todos os conceitos e ensaios precisam ser desenvolvidos levando isto em consideração. 

11. Mantenha um padrão

Da mesma forma que é necessário seguir a identidade visual, é importante manter um padrão para as suas fotos. Isto se cria utilizando os mesmos tamanhos, dimensões e resoluções. Um catálogo de fotos de roupas sem o mesmo padrão causa desconforto e estranheza. 

12. Seja criativo

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem é criativo se destaca. Ser criativo significa pensar de uma forma diferente da maioria. Nas fotos, isto pode ser expressado na escolha de conceitos que fogem do óbvio e de enquadramentos incomuns, por exemplo. 

13. Represente bem o seu catálogo 

Uma das funções das fotos é representar o seu catálogo em toda a sua variedade. Tenha fotos de todos os produtos e não deixe de fotografar uma mesma peça em todas as cores e variações disponíveis. Lembre-se: produtos sem imagem fazem os consumidores desistirem da compra no e-commerce. 

14. Não coloque textos na imagem

Textos em cima das imagens competem com o que está sendo exibido. Em um contexto em que 65% das pessoas são visuais, tirar o protagonismo da foto é uma escolha ruim. Lugar de texto é na legenda e na descrição do produto.

15. Cuidado com a poluição visual e os elementos que distraem

O elemento principal em uma foto de produto é o produto. Portanto, evite colocar em quadro elementos que podem roubar a atenção do consumidor. Muitos objetos decorativos e cores também podem causar ruído. Na hora de produzir o cenário e bater a foto, é preciso estar de olho nestes detalhes. 

16. Capriche na produção das roupas 

As roupas são o item principal do seu ensaio fotográfico, por isso, é preciso ter um cuidado redobrado na hora de prepará-las para as fotos.

Antes do clique, verifique se está tudo em ordem com a peça, se não tem nenhum ponto descosturado, sujeira e outras imperfeições. E, é claro, não se esqueça de deixá-las passadas, penduradas e devidamente resguardadas antes da sessão de fotos. 

Conclusão

Tirar boas fotos das roupas da sua loja vai impulsionar as suas vendas e pode ser feito por você ou alguém da sua equipe,  caso contratar um fotógrafo profissional não caiba no seu orçamento. Com estas 16 ideias, você vai conseguir se planejar melhor, estudar e fazer um bom ensaio fotográfico.

Para mais ideias de empreendimentos no mundo da moda, leia o artigo como montar uma loja de roupas do zero!

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Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único, e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.

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