Além de permitir a interação privada entre os usuários, você sabia que o Direct do Instagram também pode ser utilizado para promover vendas?
Para quem está começando a empreender online e ainda não quer investir em um e-commerce, basta aliar as mensagens diretas a um link de pagamento para vender mesmo sem ter um site.
Já para quem tem uma loja virtual ou uma página de vendas, é possível utilizar o Instagram Direct para estreitar o relacionamento com os clientes e potencializar as vendas, direcionando o consumidor para o seu site.
Confira dicas práticas de como vender pelo Direct do Instagram.
O que é o Direct do Instagram?
O Instagram Direct é a função que permite a troca de mensagens privadas entre usuários do Instagram. Por meio desse recurso, é possível enviar textos, fotos, vídeos e links, além de reagir aos Stories de um perfil.
Também conhecida como DM (Direct Message), essa funcionalidade pode ser bastante estratégica para os empreendimentos se aproximarem dos consumidores e gerarem vendas.
Como vender pelo Direct do Instagram?
Para ter sucesso com as suas vendas pelo Direct do Instagram, é importante seguir alguns cuidados e boas práticas. Confira as principais estratégias que você pode aplicar.
1. Planeje a sua estratégia
Antes de começar a vender pelo Instagram Direct, é importante planejar a sua abordagem e preparar a sua operação de atendimento.
Comece definindo o tom de voz e as estratégias de vendas que serão utilizados nas mensagens com os clientes. Isso vai garantir uma comunicação padronizada e alinhada com os valores da marca.
Também vale antecipar as principais dúvidas e problemas que os consumidores podem ter e deixar algumas sugestões de respostas prontas.
2. Incentive o cliente a entrar em contato por Direct
Para que os consumidores entrem em contato com a sua empresa pelo Direct do Instagram, é preciso incentivá-los a realizarem essa ação.
Você pode fazer isso inserindo uma chamada que direcione os usuários para o Direct na bio da loja e também na legenda dos seus posts. Alguns exemplos são “Chame no Direct para saber mais!” e “Compre com a gente pelo Direct!”.
Outra estratégia é produzir Stories que promovam engajamento com o público, incentivando-o a interagir com a sua marca pelas mensagens diretas.
3. Responda todas as mensagens recebidas
Do que adianta estimular os clientes a entrar em contato por Direct, se eles não forem respondidos? Por isso, nada de deixar uma mensagem sem resposta por muito tempo.
Para alinhar as expectativas do consumidor e garantir uma resposta ágil, especifique os seus horários de atendimento e defina internamente quem será o responsável por esse canal. Assim, você mantém os processos organizados e não perde vendas.
4. Configure respostas rápidas
Para quem tem uma conta comercial no Instagram, a própria rede social tem uma funcionalidade de respostas rápidas que ajuda a agilizar o atendimento por Direct. É só acessar “Configurações”, selecionar “Empresa” e, então, “Respostas salvas”.
Você poderá criar mensagens prontas e associá-las a palavras de atalho que, quando digitadas, farão com que o texto salvo apareça automaticamente.
No entanto, tome cuidado para não fazer mensagens muito impessoais. Uma dica é utilizar a resposta rápida, mas, antes de enviá-la para o cliente, personalizá-la com o nome da pessoa e outros detalhes que tornem a abordagem mais humanizada.
5. Personalize o atendimento
É importante prestar atenção para não manter uma comunicação robotizada. Por isso, mesmo utilizando algumas mensagens prontas, busque oferecer um atendimento mais personalizado e consultivo no Direct do Instagram.
Aproveite o contato do cliente para conhecê-lo melhor e entender a fundo as suas necessidades e preferências. Dessa maneira, você poderá ajudá-lo a encontrar o melhor produto ou serviço para o que ele está procurando.
Se uma pessoa tiver uma dúvida sobre um produto, que tal gravar um vídeo mostrando os detalhes do item para ela? Essa é uma estratégia que ajuda a aproximar o consumidor da marca e, assim, gerar mais vendas.
6. Não siga a prática de “preço por inbox”
Muitas empresas fazem uso da técnica de “preço por inbox” para incentivar o cliente a entrar em contato por Direct.
Isso acontece quando um consumidor comenta um post da loja no Instagram perguntando o preço de um produto e a marca responde que só informa o valor nas mensagens diretas da rede social.
No entanto, além de gerar frustração no público, essa estratégia é considerada um crime. Afinal, ela vai contra o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que prevê a divulgação adequada e clara do preço dos produtos.
7. Use um link de pagamento
Por fim, para vender pelo Direct do Instagram com eficiência, é preciso oferecer uma forma segura e rápida para o consumidor fazer o pagamento online da compra.
Se você não tem um e-commerce ou quer realizar uma promoção relâmpago exclusiva pelas redes sociais, o link de pagamento é a solução ideal para isso.
Voltado para empresas com CNPJ, esse recurso permite criar um checkout personalizado com a identidade da loja e os itens selecionados pelo cliente.
Então, é só enviar o link dessa página por Direct para a pessoa realizar o pagamento por cartão de crédito (à vista ou parcelado), boleto ou Pix e concluir sua compra.
Lembre-se de planejar com cuidado a sua abordagem, para ter sucesso com essa estratégia e alavancar as suas vendas. E, se você quer contar com o link de pagamento do Pagar.me, a tecnologia de pagamentos digitais da Stone, cadastre-se.
Como a Stone pode ajudar o seu negócio?

A Stone é a grande parceira do empreendedor brasileiro e tem soluções financeiras completas para o seu negócio. Desde uma maquininha no balcão a ofertas de crédito, passando por conta PJ e sistemas de ponto de venda integrados: tudo que você precisa para vender, gerir e girar de forma mais eficiente. Conheça mais.
Este conteúdo é uma forma de apoiar empreendedores na sua jornada. No entanto, cada estabelecimento é único e nem todas as dicas aqui podem se aplicar ao seu negócio.





